UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 14h45 / Atualizada 11/07/2010 - 15h00

Anglicanismo pode perder fiéis depois de votação sobre ordenação de bispas

Londres, 11 jul (EFE).- A Igreja Anglicana pode enfrentar uma deserção de seus fiéis mais conservadores para o catolicismo, depois que seu Sínodo votou ontem contra uma proposta que pretendia conciliar as reservas dos bispos mais conservadores à ordenação de mulheres.

O fracasso da proposta, que pretendia conciliar as diferentes posturas sobre a ordenação de mulheres, causa temores de uma deserção em massa para a Igreja Católica Apostólica Romana depois que mulheres bispas começarem a ser consagradas em 2014.

Segundo o jornal "Sunday Times", a derrota na votação foi uma "humilhação" para o primaz anglicano e arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, que apresentou uma moção junto com o arcebispo de York, John Sentamu, para tentar evitar o desacordo.

Diante da oposição gerada em alguns setores anglicanos à ordenação de mulheres, Williams e Sentamu, favoráveis a ela, propuseram um sistema que permitiria que bispos homens se ocupassem das necessidades dos clérigos contrários à ordenação de mulheres.

A iniciativa, definida pela cúpula como "uma Igreja dentro da Igreja", foi criticada por setores progressistas, pois criaria uma jurisdição paralela e menosprezaria a autoridade das futuras bispas.

Por outra parte, segundo o jornal, o Parlamento informou que não aprovaria nenhuma iniciativa eclesiástica que transformasse as bispas em uma "segunda classe".

O "Sunday Telegraph" informou que a derrota garante o sucesso do ordinariato anglicano, auspiciado pelo papa Bento XVI para facilitar a conversão de anglicanos.

Depois de conhecer a derrota na votação, os anglo-católicos (anglicanos próximos ao catolicismo) do Sínodo Geral abandonaram ontem à noite a assembleia dos bispos em sinal de protesto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host