UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 17h46 / Atualizada 11/07/2010 - 18h24

Damas de Branco prometem seguir enquanto houver presos políticos

Havana, 11 jul (EFE).- As Damas de Branco, grupo de parentes dos 75 opositores cubanos presos na onda de repressão de 2003 (Primavera Negra), afirmaram hoje que seguirão ativas enquanto existirem detentos políticos na ilha.

Segundo a porta-voz do grupo, Laura Pollán, "enquanto restar um preso político e de consciência haverá Damas de Branco".

Cerca de 40 esposas, mães e outros parentes dos presos participaram neste domingo de uma missa em uma igreja de Havana e percorreram as imediações para celebrar as iminentes libertações.

Sobre a situação de alguns dos 52 presos cuja libertação e viagem à Espanha junto a seus parentes foi anunciada pela Igreja Católica esta semana, Laura disse que 20 dos 26 até ontem consultados estão dispostos a sair do país, enquanto os demais se recusaram.

Pela manhã, a porta-voz falou por telefone com vários presos levados à penitenciária de Combinado del Leste (Havana), onde já estão 11 desses dissidentes. Eles disseram que seus parentes estão em um instituto militar perto da prisão Valle Grande para pôr em andamento os trâmites da viagem.

Entre os reclusos consultados ela mencionou Jesús Mustafá, de Santiago de Cuba, José Daniel Ferrer, Pedro Argüelles, Regis Iglesias, Eduardo díaz Fleitas e Arnaldo Ramos.

Todos esses opositores, considerados presos de consciência pela Anistia Internacional, fazem parte do chamado Grupo dos 75, condenados a penas de até 28 anos na Primavera Negra.

O Governo Raúl Castro se comprometeu a libertar todos os presos desse grupo ainda reclusos, um total de 52, de forma gradual e em até quatro meses.

A Igreja Católica cubana comunicou no sábado que desses 52 presos 17 serão soltos em breve e irão para a Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h30

    -0,28
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h39

    -0,87
    75.310,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host