UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 13h37 / Atualizada 11/07/2010 - 13h49

Kirchner sabia de irregularidades em negócios com Venezuela, diz diplomata

Buenos Aires, 11 jul (EFE).- O ex-embaixador argentino em Caracas Eduardo Sadous disse que o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner "estava ciente" das irregularidades no fideicomisso criado para o comércio com a Venezuela, que está sob a lupa de um juiz federal de Buenos Aires.

Em declarações publicadas hoje pelo jornal "La Nación", o diplomata considerou que foi tirado de seu cargo porque denunciou "um ato de corrupção".

Sadous falou pela primeira vez à imprensa depois de denunciar em abril à Justiça a existência de uma "embaixada paralela" para o comércio bilateral, que semanas depois ratificou diante de uma comissão parlamentar.

O diplomata se negou a aludir a "gestões diplomáticas paralelas", mas assegurou que no fideicomisso "há um evidente caso de corrupção".

"Não há dúvidas. Se o senhor tira dinheiro de uma conta de onde não podia tirar, leva para outro país, troca no mercado negro, recompra no mercado oficial e fica com a diferença, há um fato de corrupção", disse o ex-embaixador, antes de esclarecer que foi "do lado venezuelano".

Sadous afirmou que a reação argentina sobre a denúncia confidencial feita em 2005 chegou do Ministério do Planejamento.

O ex-embaixador assegurou que a denúncia foi "o começo do fim" para sua gestão na Venezuela pelo mal-estar que o fato gerou na Casa Rosada, sede do Governo argentino.

Também insistiu em que Kirchner "estava ciente" de seu alerta confidencial sobre o desaparecimento de milhões de dólares do fideicomisso e da reação do Ministério do Planejamento argentino.

Há poucos dias, o chanceler argentino, Héctor Timerman, afirmou que "não há nada secreto" nas relações com a Venezuela e voltou a negar a existência de "uma embaixada paralela" para as relações comerciais com o país, como afirma a oposição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host