UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 22h18

Embaixador dos EUA no México qualifica lei do Arizona de potencial apartheid

México, 16 jul (EFE).- A polêmica lei estadual do Arizona que criminaliza a imigração ilegal é "uma violação dos direitos civis" e poderia gerar "uma espécie de apartheid", afirmou nesta sexta-feira o embaixador dos Estados Unidos no México, Carlos Pascual.

"Sua aplicação pode forçar a discriminação baseada em razões étnicas", apontou o diplomata, referindo-se ao regime de segregação racial que perdurou por décadas na África do Sul.

Pascual fez tais declarações durante uma visita à Universidade Jesuíta de Guadalajara.

A lei SB1070, sancionada em abril pelo estado americano do Arizona, permite as forças de segurança estaduais a deter qualquer suspeito de não ter regularizado seu status migratório.

"Assumiu funções que são federais. É impossível que cada estado diga qual deve ser o esquema estadual para a migração", argumentou Pascual. Caso siga essa linha, os Estados Unidos precisaria de um sistema nacional "consistente", acrescentou.

O estado americano do Arizona, com 6,5 milhões de habitantes, conta com quase 1 milhão de estrangeiros em seu território, de acordo a um estudo do BBVA Bancomer.

Os mexicanos (um total de 611.410) representam 93% de todos os latino-americanos que lá vivem e 66% da população estrangeira total do estado.

A aprovação da lei provocou reações contrárias por parte da comunidade latina tanto no México como nos Estados Unidos.

O Departamento de Justiça apresentou um processo na Corte Federal em Phoenix contra o estado do Arizona na qual questiona a legalidade da norma.

A Casa Branca argumenta que a lei representa o "assédio e a detenção de visitantes estrangeiros, imigrantes legais e cidadãos americanos que não possam provar imediatamente sua situação", além de violar a Constituição americana ao assumir competências de âmbito federal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h30

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h37

    -0,09
    68.650,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host