UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 18h29

Ex-funcionário do Governo americano é condenado por espionagem

Washington, 16 jul (EFE).- Um juiz dos Estados Unidos condenou à prisão perpétua nesta sexta-feira Kendall Myers, um ex-funcionário do Departamento de Estado americano, acusado de espionar para Cuba por 30 anos.

O juiz federal Reggie Walton entendeu que Kendall e Gwendolyn Myers, sua esposa, traíram a pátria e que deveriam receber uma punição exemplar. Kendall foi condenado à prisão perpétua e sua esposa a mais de cinco anos de prisão por tê-lo ajudado.

Conhecido como "Agente 202", Kendall Myers, de 73 anos, declarou que não tinha intenção de causar dano ao país ao entregar informações sobre as políticas de Washington a Havana.

Myers disse que Cuba temia os EUA por sua oposição ao regime na ilha. "O povo cubano se sente ameaçado e têm boas razões para isso", disse o juiz do caso, que se declarou "perplexo" com as declarações dos réus devido ao grau da oposição entre os dois países.

O ex-funcionário do Departamento de Estado e sua esposa foram descobertos por um agente do FBI (polícia federal americana) e detidos em junho de 2009.

Segundo os documentos da investigação apresentados às autoridades judiciais, Myers começou a trabalhar para o Estado como instrutor no Departamento do Serviço Exterior, em 1977.

No final de 1978, viajou para Cuba convidado por um funcionário da missão cubana em Nova York e foi guia no país por um oficial da inteligência nacional, segundo os documentos. Seis meses depois, Myers renunciou ao seu emprego e se mudou para o estado da Dakota do Sul com sua esposa.

Lá, foram visitados por um funcionário cubano que fez o convite ao casal para trabalhar como espiões a serviço de Cuba. O casal então recebeu o codinome "202" (Kendall) e "123" (Gwendolyn) como identificação para se corresponderem antes de voltar a Washington, onde Myers retornou às suas funções no Departamento de Estado.

Segundo os autos do processo, o casal enviava informações aos agentes cubanos em transmissões de onda curta e outros meios, incluindo correspondências entregues em estabelecimentos comerciais na capital americana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host