UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 06h28

Mitchell chega ao Oriente Médio para negociar com israelenses e palestinos

Jerusalém, 16 jul (EFE).- O enviado especial dos EUA para a paz no Oriente Médio, senador George Mitchell, chegou nesta sexta-feira à região para iniciar a sexta rodada de negociações indiretas entre israelenses e palestinos.

O representante americano se reunirá durante a tarde com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, e sábado se encontra com o chefe do Governo, Benjamin Netanyahu, informou o escritório de imprensa da embaixada americana em Tel Aviv.

No sábado, dia festivo para os judeus, se reunirá em Ramala com membros da Autoridade Nacional Palestina, com encontro marcado com o presidente, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro, Salam Fayyad.

Também discutirá o processo de paz com a Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e com Tony Blair, enviado do Quarteto para a Paz no Oriente Médio (ONU, UE, EUA e Rússia).

Mitchell encerra sua viagem domingo pela manhã, quando partirá rumo ao Cairo para se encontrar com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e com o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, antes de voar para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde será recebido pelo titular de Exteriores, Abdala Bin Zayid.

Desde maio, quando começou o diálogo indireto de paz, no qual Mitchell faz as vezes de mediador, não houve avanços nas conversas.

Israel insiste em passar a negociar diretamente, mas os palestinos se negam a sentar-se à mesa de negociação enquanto não houver avanços significativos nas discussões sobre fronteiras e segurança, e enquanto o Estado judeu não paralisar totalmente a construção nas colônias no território palestino ocupado da Cisjordânia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host