UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 12h23

Novo dispositivo para conter derrame é bom sinal, mas provisório, diz Obama

Washington, 16 jul (EFE).- A instalação do novo dispositivo sobre o poço de petróleo no Golfo do México, que conseguiu por enquanto pôr fim ao vazamento no mar, é "uma boa notícia", mas o problema ainda não está resolvido, disse hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em declarações na Casa Branca, Obama afirmou que, por enquanto, a nova peça "está contendo o petróleo, mas os especialistas ainda devem realizar uma série de provas".

Essas provas, segundo o presidente, servem para determinar se ao fechar o poço o petróleo vai começar a vazar por outro lado e criar um problema ainda maior.

Se o resultado das provas recomendar não fechar o poço, o dispositivo será usado como um sistema de contenção, através do qual o óleo será encaminhado a navios de carga na superfície marinha.

A nova peça instalada, disse Obama, terá capacidade para recuperar até 80 mil barris de petróleo por dia.

Obama também adiantou que as tarefas de perfuração do novo poço "vão ligeiramente à frente do previsto", mas alertou que "não se trata só de fazer o buraco", mas também de instalar as peças para que o engenho possa entrar em funcionamento.

Uma vez que se tenha instalado o novo poço, será feita uma operação com cimento e lodo pesado para o fechamento definitivo.

Enquanto isso, as equipes de luta contra o vazamento deverão se centrar nas tarefas de limpeza e no pagamento de compensações às pessoas e empresas prejudicadas pelo derrame.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host