UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 18h45

ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- A ONU celebrou nesta sexta-feira o primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.

Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas se reuniram na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1993 em comemoração à primeira celebração - oficialmente neste domingo - de seu dia internacional.

A Assembleia Geral decidiu em novembro do ano passado declarar o dia 18 de julho, data do aniversário do ex-líder, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por sua contribuição "à cultura da paz e da liberdade".

A chanceler sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, aproveitou a ocasião para pedir o apoio da comunidade internacional para que seu país retorne ao Conselho de Segurança no período 2011-2012, depois de participar do órgão em 2007-2008.

"Queremos, em nome de Mandela, continuar contribuindo à paz, à pacificação e à proteção da paz", afirmou a chefe da diplomacia sul-africana em entrevista coletiva.

"(A África do Sul) deve à comunidade internacional a colaboração com as Nações Unidas para evitar que outros padeçam do sofrimento pelo qual nós, sul-africanos, passamos", acrescentou.

Segundo ela, a recente realização da Copa do Mundo na África do Sul "enterrou o pessimismo africano" e virou "um tributo" ao trabalho de 'Madiba', como Mandela é popularmente conhecido no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host