UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 10h41

OSCE enviará força policial ao sul do Quirguistão

Moscou, 16 jul (EFE).- A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou hoje que enviará força policial ao sul do Quirguistão, palco no mês passado de violentos choques étnicos entre quirguizes e a minoria uzbeque.

"Acabo de realizar negociações com as autoridades quirguizes. Estamos de acordo em que é preciso desdobrar o mais rápido possível no sul do país um grupo policial da OSCE", informou Hebert Salber, diretor do centro de prevenção de conflitos da organização.

Em uma primeira etapa, a OSCE enviará ao sul do país um grupo de 52 agentes, que, em caso de necessidade, poderia ser ampliado para 102, disse Salber em entrevista coletiva em Almaty, antiga capital do Cazaquistão, país vizinho do Quirguistão e que ocupa este ano a Presidência da OSCE.

O diretor explicou que os integrantes da força policial da OSCE serão enviados ao Quirguistão sem armas por um prazo prorrogável de quatro meses e trabalharão conjuntamente com a Polícia local e unidades do Interior, segundo a agência russa "RIA Novosti".

A decisão anunciada por Salber será debatida durante a reunião informal dos ministros de Exteriores da OSCE que será realizada hoje e amanhã em Almaty e deverá ser aprovada definitivamente pelo conselho permanente da organização no dia 22, em Viena.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h50

    -0,78
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h51

    0,38
    68.616,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host