UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 12h48

Tailândia envia missão ao Brasil e Panamá para abrir mercados na A.Latina

Bangcoc, 16 jul (EFE).- A abertura de mercados e investimentos na América Latina estão entre os pontos principais da nova política comercial da Tailândia para diversificar suas relações econômicas, assinalou hoje o representante do Governo para o Comércio, Vachara Panchet, antes da viagem oficial ao Brasil e Panamá.

Vachara, a quem o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, delegou a missão de desenvolver a estratégia comercial nos mercados latino-americanos, visitará Brasil e Panamá, entre os dias 20 e 29 de julho, acompanhado dos presidentes das câmaras de comércio, funcionários do Ministério de Assuntos Exteriores e empresários.

"Nos últimos anos nos centramos nos mercados vizinhos da Ásia, Japão e na União Europeia, mas agora na atual situação econômica temos de diversificar", disse Vachara à Agência Efe.

Um sinal desse interesse da Tailândia por aumentar sua presença nos países latino-americanos é a criação no ano passado do centro de comércio Sudeste Asiático-América Latina, com sede em Bangcoc e dedicado ao apoio da troca comercial e a investigação nesse campo.

No Brasil, a missão oficial tailandesa explorará oportunidades de investimento em projetos de construção de infraestruturas e prédios comerciais, além de o setor de produtos lácteos, enquanto também entre seus objetivos está conseguir cooperação brasileira no desenvolvimento da indústria do etanol da Tailândia.

A troca comercial entre Tailândia e Brasil movimentou no ano passado cerca de US$ 3,3 bilhões, e é deficitária para o país asiático.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host