UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 20h48

Televisão cubana transmite reunião de Fidel com embaixadores

Havana, 16 jul (EFE).- A televisão cubana transmitiu nesta sexta-feira a reunião do ex-líder Fidel Castro com 115 embaixadores cubanos, na qual dialogou com eles sobre os perigos que ameaçam a humanidade caso haja um ataque dos Estados Unidos contra o Irã ou a Coreia do Norte.

Em sua segunda aparição televisionada nesta semana, após o quinto ato público que protagoniza desde o último dia 7, Fidel entregou aos diplomatas, ao ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, e ao Conselho de Direção da Chancelaria uma carta sobre seus critérios diante de um eventual conflito nuclear.

Nessa mensagem, o líder cubano disse que enviou uma carta similar a quatro presidentes latino-americanos, cujos nomes não precisou.

Em seu discurso diante do corpo diplomático cubano, transmitido em televisão com algumas horas de atraso, foi possível ver Fidel Castro com o bom aspecto que exibiu nos últimos dias, vestido com camisa quadriculada e até brincando no início da reunião com o ministro das Relações Exteriores e os diplomatas.

O ex-líder cubano cedeu o poder ao irmão Raúl em 2006 devido a uma grave doença. Em agosto, ele completará 84 anos.

Afastado da vida pública desde que adoeceu, Fidel reapareceu pela primeira vez desde então no último dia 7 no Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC). Na última segunda-feira, discursou na televisão estatal e, dois dias depois, visitou o Centro de Pesquisas da Economia Mundial (CIEM).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host