UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 09h22

Ban pede a Parlamentos que ajudem em processo não-proliferação nuclear

Genebra, 19 jul (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, solicitou hoje aos presidentes dos Parlamentos reunidos em sua terceira Assembleia Mundial, que colaborem para alcançar o desarmamento e a não-proliferação nuclear.

"Necessitamos de vossa ajuda para conseguir a não-proliferação nuclear e o desarmamento. Recentemente fizemos progressos. Estamos mais perto de um mundo livre de armas nucleares, mas necessitamos que muito mais", afirmou Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU abriu a terceira Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, organizada pela União Interparlamentar, que será realizada em Genebra até quarta-feira.

Ban Ki-moon fez uma detalhada exposição das distintas reuniões que ocorreram neste ano para avançar na não-proliferação nuclear, mas deixou claro que ainda estamos longe da meta final, por isso que buscou o apoio dos legisladores.

"Durante décadas, parlamentares e organizações da sociedade civil trabalharam para evitar a ameaça nuclear. Por favor, sigam mantendo a pressão pela mudança", solicitou.

O secretário-geral confirmou que assistirá em agosto no Japão ao 65º aniversário do primeiro ataque nuclear no mundo, e visitará as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

O secretário-geral da ONU lembrou que são os Parlamentos que ratificam tratados de não-proliferação, de mudança climática, ou de desenvolvimento econômico, e os que controlam o cumprimento dos mesmos pelo poder executivo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host