UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 19h24

Colômbia levará à OEA evidências "recentes" de presença das Farc na Venezuela

Bogotá, 19 jul (EFE).- O Governo colombiano disse hoje que apresentará à Organização dos Estados Americanos (OEA) evidências "claríssimas" e "recentes" da presença de chefes guerrilheiros na Venezuela em uma sessão marcada para quinta-feira.

"É contundente a evidência, claríssima e recente", declarou o ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, ao final de uma reunião em Bogotá com o embaixador da Colômbia na OEA, Luis Alfonso Hoyos, convocada para examinar as provas que serão expostas.

Segundo Silva, essas provas não são "coisa do passado ou uma adaptação", mas demonstram que a presença de chefes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela constitui "uma ameaça permanente" para o país.

O anúncio dessas provas, feito pela Colômbia na semana passada, foi questionado pela imprensa, analistas e políticos, que afirmam que as evidências sobre a presença guerrilheira na Venezuela não são novas.

Além disso, há o receio de que a divulgação das provas prejudique os esforços do presidente eleito colombiano, Juan Manuel Santos, para normalizar as relações com a Venezuela faltando apenas três semanas para substituir Álvaro Uribe no poder.

Por causa das denúncias colombianas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou seu embaixador em Bogotá, Gustavo Márquez, para consultas e anunciou que não estará na posse de Santos, no próximo dia 7, além de alertar que "poderia romper as relações" bilaterais.

Com a divulgação das fotos e vídeos que documentam a presença de chefes guerrilheiros na Venezuela, Uribe não quer dificultar a relação entre Santos e Chávez, mas "o contrário", afirmou hoje o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez.

Segundo Bermúdez, o objetivo é "conseguir uma cooperação eficaz em um tema muito sensível para a Colômbia".

Segundo a imprensa local, Silva mostrou hoje a Santos as provas que serão levadas à OEA durante um encontro em Bogotá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host