UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 05h20

França: tiroteios marcam 3ª noite seguida de violência em Grenoble

Paris, 19 jul (EFE).- Uma viatura da Polícia francesa foi baleada em Grenoble, sudeste da França, na terceira noite consecutiva de violência urbana em um bairro do sul da cidade, em protestos contra a morte de uma assaltante por disparos policiais.

Fontes da Polícia, no entanto, consideram "tranquila" a situação no bairro de Villeneuve, depois dos atos de violência cometidos desde sexta-feira, com queima de carros e tiros contra os policiais.

O tiroteio contra a viatura ocorreu na noite deste domingo e não produziu vítimas, de acordo com as fontes oficiais. Elas informam que cerca de 80 veículos foram incendiados desde sexta-feira.

No domingo permaneciam detidas três pessoas dos 20 que foram presos desde o início dos incidentes. Além delas, três jovens prestarão depoimento na Justiça hoje por tentativa de roubo em um estabelecimento comercial na área, na madrugada de sábado.

O ministro de Interior da França, Brice Hortefeux, foi ontem ao local e assegurou que as autoridades pretendem restabelecer a normalidade na área "o mais breve possível" e "com todos os meios".

Segundo fontes oficiais, foram mobilizados 250 agentes de segurança e um helicóptero para o local.

Os violentos confrontos começaram na sexta-feira entre forças de segurança e jovens de Villeneuve, um bairro popular de 15 mil habitantes construído no sul de Grenoble nos anos 1970. Hoje, o bairro tem um elevado índice de população imigrante.

Aparentemente os incidentes começaram com o ataque a um bonde, que foi assaltado por um grupo de jovens armados com tacos de beisebol e barras de ferro, segundo o relato dos responsáveis policiais.

Posteriormente houve vários incêndios de veículos e de pelo menos uma loja de automóveis.

Os manifestantes protestavam contra a morte de Karim Boudouda, de 27 anos, que foi baleado por policiais quando fugia de carro junto a outra pessoa, após assaltar o cassino de Uriage-les-Bains na madrugada de sexta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host