UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 09h39

Máximos órgãos palestinos decidirão sobre negociações com Israel

Ramala (Cisjordânia), 19 jul (EFE).- O Conselho Revolucionário do Fatah e o Conselho Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) convocaram reuniões para fixar posições sobre a continuação da negociação com Israel.

O principal órgão do movimento nacionalista palestino Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, tem marcada uma reunião na quarta-feira para analisar a questão, disseram à Agência Efe fontes oficiais palestinas.

Por outro lado, o órgão legislativo mais importante da OLP se reunirá em agosto para decidir sobre o futuro das atuais conversas de paz que mantêm israelenses e palestinos com medicação americana.

O conselho central dessa organização, encarregada da negociação com o Estado judeu, fixou para 5 de agosto a reunião, com o objetivo de "decidir sobre os chamados dos EUA para que mantenhamos negociações diretas com o Governo israelense e avaliemos as negociações indiretas", afirmou Wasel Abu Youssef, membro do comitê executivo da OLP.

A reunião ocorre após encontro do comitê de acompanhamento da Liga Árabe em 29 de julho, que estudará posição comum sobre o reatamento das conversas diretas entre Israel e a ANP.

Ambas as partes se encontram embarcadas desde maio passado em processo de paz sob mediação de Washington, ao que a Liga Árabe deu um prazo de quatro meses.

Abu Youssef disse que existe um consenso entre os palestinos para que as negociações diretas sejam retomadas e o Estado judeu suspenda totalmente a construção nas colônias judias na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

O jornal palestino "Al-Ayyam", editado em Ramala, informou hoje que os países árabes "têm uma posição comum" sobre que as negociações diretas com Israel não devem ser retomadas até que esse país não se comprometa a resolver o conflito com base em uma solução de dois Estados e o estabelecimento de um Estado palestino nos territórios ocupados em 1967.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host