UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 12h53

Mujica e Lula se reunirão em 30 de julho na fronteira uruguaio-brasileira

Montevidéu, 19 jul (EFE).- Os presidentes do Uruguai, José Mujica, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reunirão em 30 de julho em Santana do Livramento, na fronteira com a uruguaia Rivera, informaram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas.

Segundo as fontes, Mujica e Lula conversarão sobre a possível integração ferroviária e elétrica entre os dois países, e sobre o projeto de construção de um porto em águas profundas no departamento de Rocha, ao leste do Uruguai e também na fronteira com o Brasil.

"O objetivo do encontro, o terceiro entre os governantes em quatro meses, é dar continuidade a agenda bilateral", agregaram as fontes.

O cenário da reunião foi escolhido para demonstrar o interesse de ambos os governantes em "trabalhar nos temas da fronteira" comum.

As fontes não confirmaram se os líderes discutirão sobre a possibilidade de o Brasil ser incluído em um eventual acordo entre Uruguai e Argentina para executar controles nas fábricas instaladas no Rio Uruguai, que também flui pelo território brasileiro.

Esta iniciativa é analisada como solução para o conflito existente desde 2007 na localidade uruguaia de Fray Bentos com a argentina de Gualeguaychú, cujos habitantes protestam pela instalação de uma fábrica de celulose de capital finlandês ao outro lado da fronteira.

Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Nos primeiros três meses de 2010, a troca bilateral cresceu 30% com relação ao mesmo período de 2009, pelos números oficiais.

No ano passado, as exportações do Uruguai ao Brasil foram de US$ 1,240 bilhão e as importações de US$ 1,360 bilhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host