UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 13h06

ONU suspende programas de ajuda humanitária no Iraque por falta de doadores

Cairo, 19 jul (EFE).- O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas alertou hoje que a falta de doadores obrigou a suspender alguns de seus programas de assistência destinados à população iraquiana.

Em comunicado, a agência da ONU denunciou que seis meses após o Plano de Ação Humanitária do Iraque (IHAP, na sigla em inglês) ser colocado em andamento, eles só receberam 12% dos fundos necessários dos doadores, ou seja, US$ 22,3 milhões dos US$ 187,7 milhões requeridos.

Esta falta de financiamento já tem consequências reais para os setores mais vulneráveis da população iraquiana, advertiu o escritório da ONU.

O representante para o Iraque do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Edward Kallon, explicou na nota que "a distribuição de alimentos para 800 mil mulheres grávidas, lactantes e crianças desnutridas teve que ser suspensa".

Segundo Kallon, a ausência de crédito também obrigou o cancelamento de um programa similar dirigido a 960 mil estudantes.

Além disso, 500 mil prejudicados pela seca nas províncias de Suleimaniya e Dahuk, no norte do Iraque, viram seus meios de subsistência ameaçados e começaram a se deslocar perante a falta de ajuda humanitária.

O plano de apoio para 22,5 mil famílias vítimas de deslocamentos internos, cujo objetivo era proporcionais refúgios de emergência, também terá que ser suspenso.

Segundo a ONU, milhares de famílias seguirão vivendo em condições meteorológicas extremas e ficarão vulneráveis a doenças devido ao saneamento e provisão de água precários graças a esse cancelamento.

A coordenadora humanitária para o Iraque, Christine McNab, fez uma chamada aos doadores "para que não renunciem a seu compromisso com o povo iraquiano e ajudem a melhorar o caminho para o futuro desenvolvimento do país".

No princípio de 2010, oito agências da ONU, sete ONGs e a Organização Internacional de Migrações elaboraram o Plano de Ação Humanitária do Iraque para abordar as necessidades humanitárias das pessoas mais vulneráveis no país árabe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host