UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 06h48

Polêmicas com BP pautam viagem de premiê britânico a Washington

Londres, 19 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, viaja nesta noite a Washington para se reunir amanhã com o presidente americano, Barack Obama, em meio a divergências envolvendo a companhia petrolífera BP.

Não será uma visita fácil devido à tragédia do vazamento de petróleo da britânica BP no Golfo do México, fortemente criticado nos Estados Unidos.

Outro ponto de divergência entre os dois países é a libertação pelas autoridades do Reino Unido do terrorista líbio condenado à prisão perpétua pelo atentado de Lockerbie de 1988, quando um voo da companhia aérea Pan Am explodiu no trajeto entre Londres e Nova York.

Algumas versões repercutidas sugerem que a petroleira BP teria influenciado em favor da libertação do terrorista Abdelbaset al-Megrahi para facilitar um contrato de exploração de petróleo da empresa na Líbia.

De acordo com a imprensa britânica, o premiê responsabilizará o Governo autônomo da Escócia pela libertação do terrorista e reiterará seu desacordo com essa decisão, justificada em Edimburgo por um câncer maligno que al-Megrahi teria.

Os médicos davam a ele apenas algumas semanas de vida, mas quase um ano depois, al-Megrahi continua vivo, e as notícias publicadas pela imprensa sobre supostas pressões da BP em favor de um acordo para a troca de presos entre os dois países causaram indignação tanto entre os parentes das 270 vítimas do atentado, em sua maioria americanos.

O Senado americano convocou para depor na próxima semana executivos da BP e funcionários do Governo britânico sobre a influência que pode ter exercido a companhia petrolífera na libertação do terrorista líbio, que foi recebido em seu país como um herói.

Segundo Londres, Cameron defenderá a reputação da BP e do Governo britânico tanto em suas conversas na Casa Branca como nas quais terá também amanhã à tarde com membros do Congresso, após sua reunião a Obama no Salão Oval.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,53
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,62
    63.621,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host