UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 21h45

América Central aprova, sem Ortega, volta de Honduras a Sica

San Salvador, 20 jul (EFE).- Os presidentes da Costa Rica, Guatemala, El Salvador e Panamá aprovaram hoje em San Salvador, com a ausência do líder nicaraguense, Daniel Ortega, a reintegração de Honduras ao Sistema da Integração Centro-Americana (Sica) e defenderam a volta do país a Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual foi excluído após o golpe de Estado de 2009.

"Assinamos a resolução com a qual acordamos a reincorporação por direito plenário de Honduras ao Sistema da Integração Centro-Americana", declarou o governante salvadorenho, Mauricio Funes, durante a cúpula extraordinária de chefes de Estado da região realizada hoje em San Salvador.

Ele ressaltou que eles consideraram necessário tomar a decisão "com ou sem a presença do presidente Ortega".

O líder de Honduras, Porfirio Lobo, disse que recebe "com muita alegria" a determinação de seus colegas centro-americanos.

"O que temos é uma resolução do Sica de regularizar a participação de Honduras", destacou Lobo, e indicou que com esse organismo de integração centro-americana "estão bem" e ficam "pendentes de que resolva a OEA".

Além de Funes, os líderes Laura Chinchila (Costa Rica), Álvaro Colom (Guatemala) e Ricardo Martinelli (Panamá), assim como o vice-presidente da República Dominicana, Rafael Alburquerque, e o vice-primeiro-ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Belize, Gaspar Vega, assinaram uma "Declaração especial sobre Honduras".

A OEA suspendeu a Honduras desse organismo depois do golpe de Estado que tirou do poder, em junho de 2009, o então presidente Manuel Zelaya.

Lobo assumiu o poder em janeiro, após vencer no pleito realizado em novembro, que não é reconhecido pela Nicarágua, que considera que ele foi realizado em um contexto de ruptura constitucional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host