UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 16h52

Série sobre sequestro e resgate de Ingrid Betancourt estreia hoje na Colômbia

Bogotá, 20 jul (EFE).- A minissérie "Operação Xeque", que narra o sequestro de mais de seis anos e o posterior resgate em uma ação militar cinematográfico de Ingrid Betancourt, estreia hoje no canal colombiano "Caracol Televisión".

A produção é uma das mais ambiciosas rodadas até agora na América Latina e relata em quatro horas alguns dos pormenores do sequestro de Betancourt, assim como a preparação e a execução da famosa "Operação Xeque" que lhe devolveu a liberdade.

A ex-candidata presidencial colombiana, que também tem nacionalidade francesa, foi sequestrada pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em fevereiro de 2002 junto com sua candidata à Vice-Presidência, Clara Rojas, quando as duas viajavam por uma estrada no sul do país.

Betancourt, três americanos e 11 policiais e militares colombianos foram resgatados em julho de 2008 graças a uma operação militar disfarçada de missão humanitária.

Marcela Mar, a atriz colombiana que interpreta Betancourt, explicou em entrevista ao jornal "El Espectador" que o mais difícil da filmagem foi "gravar na selva, pelas condições meteorológicas e topográficas, com uma só câmara, sob chuva permanente, entre o barro e a exposição a picadas de animais".

A filmagem durou dois meses e meio e foi realizada nas selvas de Cumaral, no centro da Colômbia.

Após permanecer afastada dos meios de comunicação durante o último ano e meio, Betancourt voltou às manchetes poucos dias atrás pela devido à ação de conciliação polêmica que interpôs contra o Estado colombiano pelos prejuízos causados em sua vida pelo cativeiro.

Com a ação a ex-refém pretendia obter uma indenização milionária de mais de US$ 6,8 milhões, mas desistiu após receber uma saraivada de críticas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host