UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 19h48

Uribe instala Congresso que acompanhará novo presidente

Bogotá, 20 jul (EFE).- O governante colombiano, Álvaro Uribe, instalou hoje o novo Congresso da República, cujos integrantes acompanharão pelos próximos quatro anos o presidente eleito, Juan Manuel Santos, que assumirá no dia 7 de agosto.

O discurso de Uribe, o último que pronuncia diante deste corpo legislativo após oito anos no poder, terá como tema central o bicentenário da independência colombiana, lembrada hoje, em sua política de "segurança democrática", baseada na luta militar contra as guerrilhas, e na confiança do investidor, segundo a imprensa local.

Também está previsto que Uribe fale de política externa, em particular da crítica situação nas relações com a Venezuela.

Ao contrário de balanços anteriores, Uribe se ocupou nesta ocasião pessoalmente de preparar e corrigir o discurso com o qual se despedirá do Congresso.

Os 268 integrantes do Congresso (102 do Senado e 166 da Câmara de Representantes) foram escolhidos no pleito legislativo realizado em março.

Os legisladores do partido de Uribe e Santos contarão neste novo Congresso com o apoio de conservadores e liberais, o que, para analistas locais, tornará relativamente fácil a missão do presidente eleito será de iniciar o Governo de "união nacional" que prometeu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host