UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 14h14

Amorim chega Istambul para tratar com Turquia e Irã acordo nuclear

Hakkari (Turquia), 24 jul (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores brasileiro, Celso Amorim, chegou hoje a Istambul para participar amanhã da reunião com seus colegas turco e iraniano e tratar de avançar na resolução da disputa nuclear da República Islâmica.

Segundo informou a agência de notícias "Cihan", Amorim chegou a Istambul procedente da Líbia e aterrissou no aeroporto internacional Atatürk da cidade do Bósforo, onde esperava uma delegação do Ministério de Assuntos Exteriores turco.

A inesperada cúpula sobre o polêmico enriquecimento de urânio por parte do regime iraniano chega pouco depois de Brasil e Turquia votarem no Conselho de Segurança da ONU contra as sanções de Teerã propostas pelos Estados Unidos e a União Europeia e também apoiaram Rússia e China.

Os Governos de Brasília e Ancara patrocinaram um acordo com o Irã para que este país entregue urânio pouco enriquecido para que seja purificado no exterior e depois devolvido à República Islâmica, de modo que possa utilizar-se para fins científicos e não militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host