UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 18h26

Love Parade termina em tragédia na Alemanha

Berlim, 24 jul (EFE).- A Love Parade, a maior festa de música eletrônica do mundo, terminou hoje em tragédia, com pelo menos 15 mortos e uma centena de feridos, 45 deles em estado grave, depois de um surto de pânico coletivo dentro de um túnel superlotado, na edição do evento em Duisburg, no oeste da Alemanha.

Segundo fontes policiais, as vítimas foram nove mulheres e seis homens que, por volta das 12h (horário de Brasília), ficaram presas em um tumulto dentro de um túnel que não tinha saída de emergência, perto de uma antiga estação de transporte de mercadorias, que foi o palco da festa.

A passagem subterrânea ficou abarrotada e algumas testemunhas descreveram o incidente como um "pesadelo anunciado e previsível".

Cerca de 1,4 milhão de pessoas se aglomeraram nas ruas de Duisburg para participar da festa.

Esta foi a primeira edição da Love Parade na cidade e as autoridades de Duisburg contavam com um contingente de 1.200 policiais espalhados pela cidade para manter a segurança durante a grande festa.

A Polícia confirmou que o tumulto aconteceu pouco depois das 12h (horário de Brasília), quando estava prevista a chegada do desfile e o fechamento das portas do local onde a festa continuaria.

No horário, milhares de pessoas já estava dentro do local. Outras milhares foram impedidas de entrar e, segundo a cadeia de TV pública alemã "ZDF", a multidão continuou fluindo e pressionando para entrar, o que causou pânico e tumulto.

O desastre aconteceu em um estreito túnel próximo, de cerca de 10 metros de largura, por causas ainda não esclarecidas. Um ataque de pânico coletivo entre as milhares de pessoas que tentavam entrar ou sair da passagem subterrânea gerou o tumulto.

Por causa da grande multidão reunida e com medo de novas confusões, a Polícia e os serviços de emergência demoraram horas para esvaziar a zona.

A estação central de trem ficou fechada por muitas horas, por causa do grande número de jovens em estado de pânico que cruzava os trilhos.

A Love Parade ("Desfile do Amor", na tradução livre) é a maior festa de música eletrônica do mundo e foi criada em 1989 em Berlim.

A festa começou no início da tarde, com um desfile de 15 caminhões equipado com poderosos alto-falantes, sobre os quais centenas de pessoas dançavam ao ritmo dos DJs.

Às 17 horas locais (12h no horário de Brasília), o desfile tinha previsão de chegar à antiga estação de mercadorias, onde a festa continuaria até a madrugada.

Pouco depois do início do desfile, milhares de jovens já formavam uma fila gigante para entrar na estação, situada no centro da cidade, informou a Polícia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou sua profunda comoção pela tragédia.

"Eram jovens que queriam fazer festa. Em vez disso, há mortos e feridos. Estou comovida e triste, diante de tanta dor e sofrimento", disse a chefe do Governo, em comunicado divulgado pela Chancelaria.

Além disso, Merkel expressou suas condolências aos familiares e pessoas próximas às vítimas, enquanto o ministro da Chancelaria alemã, Ronald Pofalla, enviou uma mensagem às autoridades do estado da Renânia do Norte-Vestfália garantindo o apoio de Berlim.

Anteriormente, o presidente do país, Christian Wulff, expressou sua preocupação com o ocorrido e pediu o esclarecimento das circunstâncias que geraram a tragédia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host