UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 06h14

Obama conversa com rei da Jordânia sobre conflito israelense-palestino

Amã, 24 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou ao rei Abdullah II da Jordânia, em conversa telefônica, seu compromisso para encontrar uma solução para o conflito palestino-israelense sobre a base de dois Estados, informou neste sábado a Casa Real jordaniana.

"O monarca avaliou de forma positiva o compromisso do presidente dos Estados Unidos e os esforços exercidos pela Administração dos EUA para resolver o conflito palestino-israelense", segundo comunicado da Casa Real, que afirmou que a conversa telefônica aconteceu ontem à noite.

Além disso, o rei jordaniano assinalou que uma solução de dois Estados deve assegurar o estabelecimento de um palestino "viável e independente" que conviva com Israel.

Obama e o rei Abdullah também "conversaram sobre seus pontos de vista a respeito dos passos que deveriam ser dados para conseguir um progresso tangível nos esforços atuais", ressaltou a nota, em referência às atuais conversas de paz indiretas entre palestinos e israelenses.

Desde o último dia 8 de maio, os EUA atuam como mediadores no diálogo indireto que mantêm israelenses e palestinos, a fim de desbloquear conversas de paz que estão estagnadas há dois anos.

Esta semana, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se mostrou disposto a retomar as negociações diretas com Israel caso seja contida a construção nas colônias israelenses na Cisjordânia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host