UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 01h09

Trabalhos de contenção do vazamento no Golfo do México seguem paralisados

Washington, 24 jul (EFE).- A petrolífera BP mantém suspensas neste sábado suas operações para tentar conter o vazamento de petróleo no Golfo do México perante a chegada iminente da tempestade tropical "Bonnie".

A tempestade, que perdeu força ao atravessar o estado da Flórida, poderia voltar a ganhar intensidade em passagem pelas águas do Golfo do México, antes de tocar terra no estado da Louisiana no sábado à noite ou domingo pela manhã.

Segundo o Centro Nacional de Furacões, a depressão, que atravessou o sul da Flórida com ventos de 55 km/h, poderia "voltar a se tornar uma tempestade ao chegar ao Golfo do México" ao longo desta noite.

Durante sua passagem pelas cercanias da área onde se encontra o poço estragado, a BP, empresa responsável pelo vazamento, declarou a suspensão temporária das atividades.

Enquanto isso, as autoridades americanas deram permissão à companhia petrolífera para que mantenha fechado o poço com ajuda da peça de contenção instalada há duas semanas e atualmente em período de testes.

Se a tempestade for suficientemente forte, os navios que supervisionam o comportamento da peça também podem abandonar a região.

No entanto, o coordenador federal das tarefas de luta contra o vazamento, o almirante Thad Allen, disse que, na pior das hipóteses, essas embarcações não permanecerão afastadas por mais de 48 horas.

Durante esse período, no entanto, os cientistas poderiam ficar sem dados sobre a peça.

Ficaram paralisadas também, à espera da passagem da "Bonnie", as obras de perfuração do poço auxiliar considerado a solução definitiva para o vazamento, e que poderia ser concluída até a próxima terça-feira.

Allen admitiu que a paralisação das obras "poderia atrasar em vários dias os esforços para vedar definitivamente o poço".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host