UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 15h44

Tumulto na Love Parade deixa 15 mortos e mais de 100 feridos

Berlim, 24 jul (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram hoje em Duisburg, no oeste da Alemanha, e mais de 100 ficaram feridas, 45 em estado grave, em um tumulto durante a Love Parade, uma famosa festa de música eletrônica, informou a Polícia.

De acordo com fontes policiais, as vítimas são nove mulheres e seis homens.

Esta é a primeira vez em sua história que o evento termina em tragédia.

Os fatos ocorreram por volta das 12h (horário de Brasília), dentro de um túnel perto de uma antiga estação de transporte de mercadorias, onde foi realizada parte da festa. A passagem ficou superlotada, o que gerou pânico e tumulto.

Os organizadores da Love Parade optaram por deixar que a festa seguisse como forma de prevenir novos incidentes, já que tentaram cancelar o desfile, mas algumas pessoas reagiram agressivamente.

No entanto, em torno das 18h locais, os organizadores anunciaram o fim da festa, mas a multidão está deixando o local muito lentamente, devido à concentração de cerca de 1,4 milhão de pessoas, segundo cálculos dos organizadores.

O incidente aconteceu depois que o local onde seria realizada parte da Love Parade foi fechado por ter ficado lotado e um grande número de pessoas continuou pressionando para entrar.

A emissora de rádio "WDR" informou que alguns participantes reagiram agressivamente quando foram impedidos de entrar no local.

No momento do incidente, a Polícia alemã contava com cerca de 1.200 agentes na cidade, por ocasião do evento.

A Love Parade é uma das mais antigas festas de música eletrônica da Alemanha, criada em 1989 em Berlim, e pela primeira vez foi realizada em Duisburg.

O desfile começou no início da tarde, com 15 carros alegóricos, sobre os quais centenas de pessoas dançavam ao ritmo da música eletrônica.

A previsão era de que, às 17h locais, a Love Parade chegasse às instalações de uma antiga estação de transporte de mercadorias, onde a festa prosseguiria durante a madrugada.

O evento aconteceu em Berlim até 2007 e foi transferido para Ruhr e, um ano depois, para Dortmund, onde reuniu 1,6 milhão de pessoas.

Em 2011, será realizado na cidade de Gelsenkirchen.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host