UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 17h40

Unasul se reunirá na quinta para debater conflito entre Colômbia e Venezuela

Quito, 24 jul (EFE).- O Conselho de Chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) se reunirá na próxima quinta-feira, em Quito, para debater a situação da ruptura de relações diplomáticas entre Venezuela e Colômbia, informou hoje uma fonte da Chancelaria equatoriana.

Agustín Armas, assessor de comunicação da Chancelaria, confirmou à Agência Efe que, além disso, a reunião será realizada para analisar mecanismos para fomentar "o diálogo e a paz" na região.

"A reunião será na quinta-feira", disse Armas, que depois comentou que o presidente do Equador e líder de turno da Unasul, Rafael Correa, falou sobre a "possibilidade" de uma reunião de governantes. Porém, segundo ele, "essa é uma decisão que vai ser discutida primeiro pelas Chancelarias".

Armas afirmou que a reunião de quinta-feira girará em torno da situação entre a Venezuela e a Colômbia, assim como o estudo de mecanismos para fortalecer o diálogo e a paz na região.

Deste modo, a Unasul atende ao pedido do Governo da Venezuela, que na quinta-feira, por escrito, solicitou ao Equador um encontro de autoridades do organismo para analisar a situação após a crise diplomática com a Colômbia.

A Venezuela rompeu na quinta-feira suas relações diplomáticas com a Colômbia "diante da gravidade" de denúncias apresentadas em uma sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo embaixador colombiano sobre a suposta presença de guerrilheiros em território venezuelano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host