UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 17h29

Al Qaeda anuncia execução de refém francês

Nuakchott, 25 jul (EFE).- A organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) anunciou, em uma gravação divulgada pelo canal de televisão "Al Jazira", a "execução" do refém francês Michel Germaneau, sequestrado em abril no Níger.

O líder da AQMI, Abu Musab Abdul Wadud, afirma no comunicado que "o presidente francês, Nicolas Sarkozy, não conseguiu libertar seu compatriota em uma operação fracassada".

Segundo ele, o grupo terrorista, "como reação urgente à covarde ação da França, executou o refém francês Germaneau a fim de vingar a morte de nossos seis irmãos que morreram na desonesta operação".

No entanto, a França não tem confirmação da morte de Germaneau, informou hoje o Palácio do Eliseu.

Enquanto Paris tenta "verificar" a informação divulgada pelo canal de televisão "Al Jazira", as mesmas fontes confirmaram à Agência Efe que Sarkozy convocará na segunda-feira um "conselho de segurança e defesa" para tratar a questão.

A Mauritânia e a França realizaram na quinta-feira passada um ataque contra a AQMI no território de Mali e mataram seis supostos terroristas, enquanto outros quatro, um deles ferido, conseguiram escapar, segundo o Governo mauritano.

Segundo a confirmação das fontes do Ministério de Defesa francês, militares franceses forneceram apoio técnico e logístico à operação para tentar libertar Germaneau, que não teve sucesso, de quem não recebem nenhuma prova de vida desde maio.

Uma segunda operação militar realizada pela Mauritânia contra os terroristas da Al Qaeda, mas não para libertar o refém, terminou no sábado.

Germaneau e seu guia argelino foram sequestrados por um grupo de homens armados no norte de Níger, perto da fronteira com a Argélia, mas o guia foi encontrado dez dias depois do sequestro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host