UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 17h16

Chávez suspende viagem a Cuba diante de ameaça de ataque da Colômbia

Caracas, 25 jul (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, suspendeu hoje a visita que faria a Cuba, "diante da possibilidade de uma agressão armada por parte da Colômbia".

Chávez fez o anúncio em um grande ato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) em Caracas, para o juramento das equipes que trabalharão pela vitória nas eleições parlamentares de 26 de setembro.

"A possibilidade de uma agressão armada contra território venezuelano por parte da Colômbia no momento tem uma probabilidade como nunca em 100 anos", disse. Segundo Chávez, tudo indica que o Governo dos Estados Unidos é o grande culpado, "o planejador, o instigador".

O presidente venezuelano tinha previsto viajar hoje a Cuba para participar, amanhã, no aniversário do ataque ao quartel Moncada e para assistir à assinatura de documentos de cooperação entre os dois países.

Chávez disse que tomou a decisão de suspender a viagem durante a madrugada, após avaliar "um conjunto de informações, de intenções recolhidas por distintas vias, abertas, encobertas, nacionais e internacionais".

O presidente acredita que o mais provável é que o ataque comece no estado Zulia, no extremo noroeste do país, onde há um governador de oposição que poderia dar apoio à Colômbia.

Chávez explicou que o ataque seria justificado com "desculpas" como as inventadas para invadir o Iraque, "a das armas de destruição em massa que nunca existiram".

"Os ianques são capazes de inventar qualquer coisa. Acabam de enviar uma frota à Costa Rica, que é uma ameaça e é parte do plano contra a Venezuela", afirmou Chávez.

O governante explicou que a missão dessa frota seria "conter" uma possível reação da Nicarágua e de Cuba caso houvesse um ataque à Venezuela. Mas advertiu que os envios de petróleo aos Estados Unidos serão interrompidos no caso de uma agressão armada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host