UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 08h48

Dentre os mortos na avalanche da Love Parede 4 são estrangeiros

Berlim, 25 jul (EFE).- Ao menos quatro estrangeiros estão entre as 19 vítimas fatais da avalanche humana desencadeada ontem na Love Parade da cidade alemã de Duisburg, informou hoje a Polícia, que indicou até agora 16 mortos.

Os estrangeiros são um holandês, um australiano, um italiano e um chinês, informou o chefe da Polícia de Duisburg, Detlef von Schmilling, em entrevista coletiva.

Além das vítimas fatais, com idades entre 20 e 40 anos, mais 342 pessoas sofreram ferimentos, como informa à Agência Efe fontes do consulado de Düsseldorf.

Na entrevista coletiva, o responsável pela operação policial da Love Parade, Wolfgang Rabe, insistiu, ao contrário ao que foi informado pela imprensa, que nenhuma das vítimas fatais morreu no interior do túnel, mas nas rampas circundantes ou ao tentar subir em uma escada, principalmente no lado oeste da entrada.

Tanto Rabe quanto o organizador da Love Parade, Rainer Schaller, se mostraram absolutamente consternados com a tragédia.

Estima-se que 1,4 milhão de jovens estavam no local para acompanhar a Love Parade, a maior festa "tecno" do mundo, em um recinto com capacidade para 230 mil pessoas.

Além disso, o único acesso possível era o túnel, de 10 metros de largura, que ficou completamente abarrotado.

Tanto o prefeito de Duisburg, Adolf Sauerland, quanto os demais participantes da entrevista coletiva, não ofereceram muitos detalhes, com a justificativa de que há uma investigação oficial em andamento.

Sauerland, no entanto, defendeu o esquema de segurança preparado para a festa e rejeitou qualquer crítica.

O chefe policial Schmilling destacou que 4 mil agentes vigiavam a festa em toda a cidade e 1 mil guardas da segurança privada estavam no interior do recinto.

Wolfgang Rabe assegurou que no momento da tragédia havia 300 mil pessoas na festa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host