UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 05h34

Talibãs tomam distrito afegão na fronteira com Paquistão

Cabul, 25 jul (EFE).- Os talibãs ocuparam a capital do remoto distrito afegão de Bargi Matal, na fronteira com o Paquistão após vários dias de luta que deixaram 50 insurgentes mortos, segundo o Ministério do Interior.

A tomada da capital do distrito, situado na província do Nuristão, ocorreu neste sábado às 22h local (14h30 de Brasília), confirmou neste domingo à agência afegã "AIP" o governador provincial, Jamaluddin Badar.

Segundo ele, a Polícia decidiu se retirar do distrito na noite passada, após receber ordens de Cabul por causa do elevado número de mortes de suas forças e de um superior poder bélico dos insurgentes.

"Após vários dias de luta, a força do Governo contava com menos armas e outras coisas necessárias. A Polícia sofreu várias baixas. Três policiais morreram e 12 ficaram feridos no combate de ontem", assegurou o governador.

"Por todas essas razões, as forças do Governo se retiraram de Bargi Matal após receber ordens de Cabul. Agora, o distrito está sob controle talibã", acrescentou.

O Ministério do Interior afegão assegurou neste sábado que pelo menos 50 talibãs haviam morrido em uma operação conjunta das tropas afegãs e da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) realizada na sexta-feira em Bargi Matal.

O porta-voz talibã Zabiullah Mujahid disse à "AIP" que suas milícias mataram dez policiais e capturaram outros 15 agentes feridos durante vários combates registrados em três postos de controle do distrito.

A capital do distrito é uma cidade de importância estratégica no leste do Afeganistão, de onde os talibãs podem ter acesso a várias áreas do Nuristão e da província vizinha de Kunar.

No último dia 29 de maio, os talibãs já haviam conseguido assumir o controle do local após duros combates, mas foram expulsos de lá apenas dois dias depois pelo Exército afegão e pelas tropas da Isaf, força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,51
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h08

    0,32
    63.429,22
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host