UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 19h41

Venezuela diz que trabalhará com a Colômbia se houver respeito

Caracas, 25 jul (EFE).- O Governo venezuelano estará pronto para trabalhar com as novas autoridades colombianas se prevalecer o "respeito" e "cessarem as acusações temerárias", disse hoje o ministro das Relações Exteriores Nicolás Maduro.

"Estamos prontos para trabalhar junto ao Governo da Colômbia se houver respeito e cessarem as acusações temerárias", disse Maduro, em San Antonio del Táchira, perto da fronteira colombiana, aos participantes de uma manifestação de apoio ao presidente Hugo Chávez.

Maduro disse que as novas relações entre os dois países devem excluir "as acusações falsas, porque a guerra colombiana é um assunto da Colômbia que eles exportaram durante 60 anos".

O chanceler venezuelano considerou que a "política de guerra" do atual presidente colombiano, Álvaro Uribe, "que obedece ordens do Pentágono", não resolverá o problema interno do país vizinho.

"A guerra da Colômbia não será resolvida com mais guerra. Será resolvida com um processo de negociação e um plano de paz. E a América do Sul deve construir esse plano para salvar a Colômbia", disse Maduro.

O ministro qualificou de "perigosos" os dias que faltam para que Uribe deixe o poder, em 7 de agosto, já que existe "uma ameaça de agressão que está sendo planejada no Pentágono".

"Faltam poucos dias para a saída desse Governo criminoso, poucos dias, mas perigosos, por isso pedimos ao povo que esteja atento frente à ameaça de agressão que está sendo planejada no Pentágono para ser executada por Uribe", disse Maduro.

O ministro insistiu em que "a vocação máxima do Governo bolivariano é construir" com o novo Executivo da Colômbia "relações de respeito e colaboração acima de diferenças ideológicas", visando ao bem dos povos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host