UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 17h17

Abbas garante que palestinos estão preparados para diálogo direto com Israel

Amã, 26 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou hoje que os palestinos estão preparados para o diálogo direto com os israelenses caso haja o reconhecimento das fronteiras prévias à guerra de 1967 como marco do Estado palestino e a extinção dos assentamentos.

"Os palestinos estão preparados para negociações diretas como estivemos mais de uma vez no passado, mas deveria haver uma referência para isto", disse Abbas a jornalistas depois de se reunir com o rei jordaniano Abdullah II.

"Esta referência se centra em duas questões: as fronteiras de 1967 e deter a construção de assentamentos, e depois as conversas diretas serão possíveis", insistiu.

Abdullah II compartilhou com Abbas esta visão ao reivindicar "movimentos efetivos para encontrar as circunstâncias que permitam a transição para as negociações diretas conforme uma referência que garanta a criação de um Estado palestino com Jerusalém Oriental como capital", disse o monarca, segundo um comunicado oficial.

As conversas indiretas entre palestinos e israelenses começaram em 9 de maio. A Liga Árabe fixou um prazo de quatro meses para que este diálogo renda frutos e, em setembro, será tomada a decisão sobre se há como seguir para negociações diretas.

O presidente americano, Barack Obama, está pressionando Abbas e outros líderes árabes moderados para que este passo seja dado.

A possibilidade de alcançar um diálogo direto entre palestinos e israelenses centrará também a reunião de amanhã em Amã entre o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, com Abbas, disseram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas palestinas.

Além disso, o assunto estará presente na agenda do rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz durante uma viagem regional prevista para esta semana pela Síria, Líbano, Egito e Jordânia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host