UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 16h27

Canadá impõe novas sanções econômicas contra o Irã por seu programa nuclear

Toronto (Canadá), 26 jul (EFE).- O Governo canadense anunciou hoje que imporá novas sanções contra o regime iraniano para "restringir seu programa nuclear e prevenir a proliferação de armas de destruição em massa".

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, afirmou, por meio de um comunicado, que "as sanções de nenhuma forma querem castigar o povo iraniano. Estas medidas estão desenhadas para dificultar que o Irã desenvolva programas nucleares, químicos, biológicos e de mísseis".

As novas sanções impostas pelo Canadá incluem a proibição de realizar transações com determinados indivíduos e entidades, de exportar armas e materiais relacionados que não estavam proibidos anteriormente e de proporcionar informação técnica relacionada a eles.

O Canadá também proibiu realizar "novos investimentos no setor petroleiro e de gás iraniano ou proporcionar ou adquirir serviços financeiros para este propósito", assim como o estabelecimento de instituições financeiras iranianas no Canadá ou a compra de dívida pública do país.

Harper disse que "o Canadá quer que o Irã responda às graves preocupações provocadas pelas dimensões militares de seu programa nuclear e cumpra suas obrigações internacionais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host