UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 09h30

Comissão Europeia destina 10 milhões de euros de ajuda humanitária ao Iêmen

Bruxelas, 26 jul (EFE).- A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje que destinará ajuda humanitária no valor de 10 milhões de euros ao Iêmen para fazer frente às necessidades do país, agravadas pela falta de apoio da comunidade internacional.

Os fundos serão utilizados para proporcionar refúgio, água, alimentos e atendimento sanitário básico à população mais vulnerável, como os 350 mil deslocados internos e os 170 mil refugiados estrangeiros no país.

O Iêmen "enfrenta dois grandes desafios humanitários que estão esgotando os recursos do país", disse a comissária europeia de Cooperação Internacional, Kristalina Georgieva.

"Devido ao conflito atual, temos ao redor de 350 mil deslocados internos no norte. Também há mais de 170 mil refugiados dispersos em todo o Iêmen, principalmente da Somália, que estão tratando de escapar da instabilidade do Chifre da África", destacou Georgieva.

A comissária afirmou que se trata de uma situação em que as organizações humanitárias "enfrentam uma escassez de financiamento que poderia lhes obrigar a reduzir ou suprimir suas operações", por isso que, acrescenta, precisam de "apoio financeiro imediato para garantir a continuação destes esforços".

Segundo Georgieva, a decisão de hoje demonstra que a CE "é capaz de contribuir para salvar as vidas de dezenas de milhares de pessoas que vivem em condições deploráveis no Iêmen".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host