UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 23h21

Coreia do Sul e EUA iniciam 3º dia de exercícios militares conjuntos

Seul, 27 jul (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos fazem nesta terça-feira o terceiro dia de suas manobras conjuntas no Mar do Leste (Mar do Japão) como advertência à Coreia do Norte, centradas agora em operações anti-submarinos, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

Os exercícios aéreos e navais, de quatro dias de duração, estão destinados a demonstrar o poderio militar de Washington e Seul a Pyongyang, em resposta ao afundamento em março do navio de guerra sul-coreano "Cheonan", em incidente que causou 46 mortes.

Segundo fontes militares sul-coreanas, as manobras desta terça incluem manobras dedicadas a melhorar a detecção das forças especiais da Coreia do Norte.

As forças militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizarão, além disso, operações nas quais abrirão fogo e artilharia em ofensiva contra um submarino.

Os dois aliados consideram que está provado que Pyongyang causou a destruição do "Cheonan", que teria sido afundado por um torpedo lançado por um submarino norte-coreano perto da fronteira marítima entre as duas Coreias.

Sob o nome de "Espírito invencível", as manobras conjuntas acontecem até esta quarta-feira com a participação do porta-aviões americano "George Washington", 20 navios de guerra, 200 aviões de combate e 8 mil soldados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,12
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h35

    -0,49
    63.769,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host