UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 16h49

Embaixador venezuelano se reunirá com Ban para tratar crise com a Colômbia

Nações Unidas, 26 jul (EFE).- O embaixador venezuelano nas Nações Unidas, Jorge Valero, se reunirá hoje com o secretário-geral Ban Ki-moon para explicar a posição de seu Governo no conflito com a Colômbia, informou a missão da Venezuela na ONU.

A reunião prevista para as 17h (horário de Brasília) acontecerá no escritório do secretário-geral, que, na quinta-feira, pediu que os dois países resolvam suas diferenças por meio do diálogo.

Segundo a delegação diplomática venezuelana, Valero explicará a Ban a posição de seu Governo sobre a crise gerada pela apresentação de denúncias colombianas sobre a presença de guerrilheiros das Farc em solo venezuelano, assim como a decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de cortar as relações diplomáticas com o país vizinho.

O porta-voz da ONU Martin Nesirky disse que a organização ainda não recebeu pedido algum para que ajude na mediação da crise ou na verificação das denúncias colombianas.

"O secretário-geral e a ONU em geral, quando dois grupos ou mais solicitam sua assistência para ajudá-los a superar as dificuldades, estudam estes pedidos com o máximo cuidado. Mas não estamos cientes de nenhuma por enquanto", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host