UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 19h01

Espanha pede na UE nova relação com Cuba

Bruxelas, 26 jul (EFE).- A Espanha pediu hoje à União Europeia (UE) para que defina uma nova relação com Cuba depois que as autoridades cubanas deram demonstrações de uma mudança de atitude com a libertação de presos políticos.

"Cumpri a parte do mandato informal que me foi dada", disse o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, em alusão à última reunião da UE, em junho, na qual se decidiu adiar a revisão da chamada "posição comum" do bloco.

"Me deram um tempo de margem, de confiança, para ver se havia uma nova atitude por parte das autoridades cubanas e informei que assim foi", explicou o ministro.

Segundo Moratinos, hoje "não houve discussão" sobre a posição comum que regula desde 1996 as relações entre a UE e Cuba, e sua revisão ficou, como estava previsto, para o próximo Conselho de Assuntos Exteriores, em setembro.

Para o chanceler espanhol, "chegou o momento de estabelecer uma nova relação entre a UE e Cuba, já que a que existe até agora não responde aos novos momentos vividos em Cuba e que Cuba quer viver em relação com a União Europeia".

Moratinos disse estar "encantado" com o fato de que alguns dos presos políticos recebidos na Espanha tenham pedido publicamente que a UE não mude sua posição em relação a Cuba.

Segundo o ministro, se os presos políticos receberem o que alguns deles pedem, como o asilo político ou o estatuto de refugiado político, "não poderão fazer este tipo de declarações, não poderão fazer críticas ao Governo que os acolhe ou ao país de onde vêm".

Moratinos deixou claro que quem decidirá sobre o futuro das relações entre UE e Cuba serão os Governos europeus.

Perguntado sobre se acha possível um acordo em setembro sobre uma nova relação entre a UE e Cuba, o espanhol respondeu que está "convencido".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,21
    3,286
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h54

    -0,08
    63.206,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host