UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 06h12

Exército recupera controle de distrito afegão tomado por talibãs

Cabul, 26 jul (EFE).- As tropas afegãs recuperaram na noite deste domingo o controle do distrito afegão de Bargi Matal (leste), que havia sido ocupado pelos talibãs, em uma operação com ajuda das forças internacionais, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial.

O governador da província do Nuristão, Jamaluddin Badar, afirmou à imprensa que as forças afegãs iniciaram uma operação de busca contra os talibãs, que tinham assumido o controle da capital homônima do distrito neste sábado após vários dias de confrontos.

O escritório de imprensa da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) afirmou à agência afegã "AIP" que sua força aérea auxiliou o Exército afegão durante a operação.

Os talibãs tomaram a capital de Bargi Matal neste sábado à noite, após dias de combates que, segundo o Ministério de Interior afegão, deixaram pelo menos 50 insurgentes mortos.

Segundo declarações do próprio Badar neste domingo, a Polícia decidiu se retirar do distrito por ordens de Cabul, reconhecendo que os insurgentes contavam com um poder bélico superior ao das forças afegãs.

A capital do distrito é uma cidade de importância estratégica no leste do Afeganistão, de onde os talibãs podem ter acesso a várias áreas do Nuristão e da província vizinha de Kunar.

No último dia 29 de maio, os talibãs já haviam conseguido assumir o controle do local após duros combates, mas foram expulsos de lá apenas dois dias depois pelo Exército afegão e pelas tropas da Isaf, força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host