UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 12h52

Índios trocam operários sequestrados por 5 engenheiros

São Paulo, 26 jul (EFE).- Aproximadamente 300 índios de 11 etnias que no domingo fizeram reféns cerca de 150 operários que trabalham na construção de uma represa em Mato Grosso os trocaram hoje por cinco engenheiros da companhia construtora, informaram fontes oficiais.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou a negociação e afirmou que dois funcionários da entidade viajaram ao município mato-grossense de Aripuaná, onde está sendo construída a hidroelétrica Dardanelos, para negociar o fim do conflito e a libertação dos cinco trabalhadores da empresa Águas da Pedra que permanecem retidos.

Segundo os índios, a construtora dinamitou parte de um lugar arqueológico considerado sagrado pelos povos da região e exigem uma compensação pelos danos causados pela obra da hidroelétrica.

O coordenador regional da Funai, Antônio Carlos Ferreira de Aquino, explicou a jornalistas que os problemas começaram há três anos, quando começaram as obras sobre um cemitério indígena, a 383 quilômetros de Cuiabá.

No domingo, os índios, que portavam facas e arcos, detiveram os trabalhadores e os recluíram nos barracões nos quais ficam alojados.

Os índios dessa zona, entre os que destaca a etnia Cinta-Larga, protagonizaram diversos episódios violentos nos últimos anos.

Em dezembro de 2007, índios de várias etnias da região sequestraram cinco pessoas durante três dias, entre os que se encontrava um oficial das Nações Unidas, para exigir o fim da presença da Polícia em seus territórios e a extinção de vários processos judiciais contra si.

Em outro desses casos, a Polícia tenta identificar os indivíduos de uma tribo Cinta-Larga que participaram em 2004 do assassinato de 29 mineiros que extraíam diamantes de forma ilegal na reserva Roosevelt, em Rondônia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host