UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 20h00

Obama pede que Senado aprove lei de financiamento de campanhas

Washington, 26 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje ao Senado e à oposição republicana que aprove a lei de financiamento de campanhas eleitorais, que obriga a revelar mais dados sobre as doações que são recebidas.

Em entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca, Obama assinalou que o projeto de lei é uma ferramenta imprescindível para lutar contra o poder dos grupos de pressão.

Se não for aprovada, "os grupos de pressão poderão dizer aos legisladores que se não votarem da maneira adequada, receberão uma saraivada de anúncios negativos na próxima campanha".

Um dos principais aspectos da proposta de lei obriga as organizações ou empresas que emitem anúncios de caráter político a divulgar suas doações.

Os responsáveis dessas organizações também teriam que aparecer nos anúncios para se responsabilizar por seu conteúdo.

Além disso, as empresas que tenham obtido contratos do Governo superiores a US$ 10 milhões não poderão financiar anúncios políticos.

A medida é uma resposta direta à sentença de 5 a 4 emitida pela Suprema Corte em janeiro que, para efeitos práticos, permitiu que tanto as corporações como os sindicatos possam investir fundos em anúncios e, por este caminho, influir no processo eleitoral do país.

"Estas reformas são de bom senso, já que seu principal objetivo é assegurar que as pessoas que financiam esses anúncios serão de conhecimento público, de modo que os cidadãos possam decidir com conhecimento de causa", declarou o presidente americano.

Os democratas contam com 59 votos no Senado, um a menos do que o necessário para garantir que o projeto de lei supere qualquer tentativa de veto.

Até o momento, nenhum senador republicano se mostrou disposto a votar em favor do projeto de lei.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host