UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 17h42

Sudão espera conseguir acordo de paz com os rebeldes de Darfur em outubro

Cartum, 26 jul (EFE).- O Governo sudanês confia em alcançar no final do outubro um acordo de paz definitivo com os rebeldes de Darfur, disse hoje o chefe da delegação do Governo sudanês, Amin Hassan Omar.

Em entrevista coletiva, Omar afirmou que as negociações que vários movimentos rebeldes e o Governo de Cartum mantêm em Doha levarão à assinatura de um acordo de paz definitivo no final de outubro.

Segundo ele, as conversas continuam entre os mediadores com o objetivo de alcançar uma minuta que coloque fim à crise de Darfur, no oeste do Sudão, e que inclui os acordos assinados anteriormente entre o Governo e os diferentes movimentos rebeldes.

Omar afirmou que ainda ficam assuntos pendentes com o principal grupo rebelde da região e que os mediadores acordaram retomar as negociações em setembro, depois do Ramadã.

O chefe da delegação do Governo sudanês ressaltou que a comunidade internacional acredita que não resta mais tempo e que é preciso coordenar e unir os esforços para solucionar a crise na região antes do plebiscito de independência da região autônoma do sul, previsto para a janeiro.

Por sua parte, o secretário do Movimento de Justiça e Igualdade, Al Tayani Alsisi, solicitou a retomada das negociações, mas que não seja incluído o chefe do Movimento de Libertação do Sudão, Abdel Wahid Muhamed Nur, porque "não há justificativa para sua aparição nem é preciso preocupar-se com ele".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host