UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 12h47

Chanceler argentino admira compromisso de Lula com A.Latina

Buenos Aires, 1 ago (EFE).- O chanceler argentino, Héctor Timerman, reconheceu que admira a firmeza do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enfrentar as pressões internas do Brasil e manter seu compromisso com seu país e o restante da América Latina.

"Eu acho que Lula recebe muitas pressões para se afastar da região, no entanto admiro muita sua capacidade de se manter firme e responder ao compromisso da Argentina", assinalou Timerman em entrevista concedida ao jornal "Tiempo Argentino".

O chanceler acredita que há um compromisso "muito forte" entre Lula e a governante argentina, Cristina Fernández, para a integração entre os países.

"Há um entendimento político entre os dois Governos, e isso faz com que as sociedades trabalhem com menos rusgas e com maior diálogo", declarou.

Timerman, que assumiu seu cargo em junho, assegurou, em uma das poucas entrevistas que concedeu desde então, que trabalha "sempre com o mesmo foco: a unidade regional", para que a América Latina fale "com uma só voz".

Nesse sentido, se mostrou confiante na resolução do conflito entre Colômbia e Venezuela, através da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

"Não tenho dúvida de que a Unasul vai solucionar este conflito. Temos que ajudar estes países a dialogarem e me parece que esse é o papel de (Néstor) Kirchner como secretário-geral do bloco", afirmou.

O ex-presidente argentino "vai discutir com os dois Governos por um acordo de paz e temos confiança em que comece esse diálogo agora que o novo presidente na Colômbia", Juan Manuel Santos, assumirá, concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host