UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 15h45

Cuba reforma divisão administrativa e passa a ter 15 províncias

Havana, 1 ago (EFE).- O Parlamento de Cuba aprovou hoje uma reforma da divisão administrativa do país com a qual passa a ter 15 províncias (estados) ao invés dos 14 atuais.

A Assembleia cubana, que é realiza neste domingo é a primeiro das duas ordinárias anuais, autorizou a modificação da lei da divisão político-administrativa de 1976.

Entre as mudanças, a mais importante é a divisão de província de Havana em duas novas: Artemisa e Mayabeque, conforme a agência estatal "Prensa Latina".

Cuba fica agora dividida em 15 províncias e 168 municípios, entre estes o "especial" a Isla de la Juventud.

Dentre as remodelações territoriais, a localidade de Varadero, na província de Matanzas, desaparece como município ao ser incorporado ao de Cárdenas.

A península de Hicacos, onde ficam as principais instalações hoteleiras e recreativas do famoso polo turístico de Varadero, fica sob a atenção direta do Conselho de Ministros "por sua importância para o desenvolvimento econômico da nação".

O objetivo desta reforma administrativa, segundo os meios oficiais cubanos, é "conseguir uma organização territorial mais racional e funcional do país".

Em sua reunião de hoje, a Assembleia cubana também aprovou um novo código de segurança viária.

Espera-se que ao longo do dia os deputados da ilha analisem a situação econômica do país. O presidente Raúl Castro deve fazer um discurso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    0,06
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host