UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 07h35

Explosões no sul do Afeganistão deixam 10 civis mortos

(Atualiza número de vítimas e acrescenta outro ataque) Cabul, 1 ago (EFE).- Dez civis morreram hoje e outros 23 ficaram feridos em três explosões diferentes na conflituosa província de Kandahar (sul do Afeganistão), segundo uma fonte oficial.

O fato mais grave aconteceu no distrito de Maywand, quando um veículo que circulava pela estrada que une Kandahar com a província contígua de Helmand detonou uma bomba improvisada, segundo explicou à agência afegã "AIP" um porta-voz do governador provincial, Zalmi Ayubi.

A explosão provocou a morte de seis civis, entre eles mulheres e crianças, e deixou nove pessoas feridas.

Em outro fato na mesma estrada, também em Kandahar, quatro civis morreram e 11 ficaram feridos quando o veículo no qual viajavam foi vítima da explosão de uma mina.

Em um terceiro incidente, três crianças ficaram feridas na explosão de uma bomba no distrito de Arghandad, após o que foram transferidos para um hospital da capital provincial.

O movimento talibã e outros grupos insurgentes atuam sobretudo no arco sudeste do país, onde predomina a etnia pashtun.

As minas e as bombas de fabricação caseira são alguns dos métodos mais utilizados pelos insurgentes talibãs para atacar as tropas internacionais desdobradas no Afeganistão, embora costumem causar baixas na população civil.

No total, 1.074 civis morreram no primeiro semestre do ano vítimas da guerra afegã, um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da organização independente Afghanistan Rights Monitor (ARM).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host