UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 15h07

Incêndio de 10 veículos em São Paulo é atribuído à represália de criminosos

Rio de Janeiro, 1 ago (EFE).- Ao menos dez veículos que estavam estacionados em diferentes ruas de São Paulo foram incendiados na madrugada de hoje com coquetéis molotov, em uma ação que a Polícia atribuiu a represálias de um grupo criminoso por recentes detenções de seus membros.

Conforme o Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom), os ataques ocorreram entre a meia-noite de sábado e às 3h40 no horário de Brasília deste domingo em seis diferentes bairros da zona leste de São Paulo.

Os responsáveis por atear fogo aos veículos até agora não foram identificados.

Apesar dos ataques terem acontecido em uma mesma região e em um período de apenas três horas, a Polícia não soube dizer se foram realizados pelo mesmo grupo e se estão vinculados.

Segundo porta-vozes da Polícia Civil de São Paulo, os ataques coincidiram com um atentado contra o principal quartel da tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo ocorrido na madrugada, poucas horas após o comandante da unidade também ter sido atacado a tiros.

O ataque contra a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), como é conhecido o grupo de operações especiais da Polícia de São Paulo, foi realizado por dois homens a partir de um automóvel, um dos quais morreu no tiroteio e o outro conseguiu fugir.

Na tarde de sábado, o tenente-coronel Paulo Telhada, comandante da Rota, foi atacado a tiros quando saia de do carro em sua residência, localizada na zona norte da cidade, e conseguiu sair ileso.

As autoridades descartaram que os fatos estejam vinculados e que possa tratar-se de uma ofensiva similar à realizada em 2006 pelo crime organizado.

Na época, os criminosos lançaram uma série de ataques coordenados e simultâneos contra veículos policiais, ônibus, bancos e prédios públicos que deixou vários mortos e que chegou a paralisar por um dia a maior cidade brasileira, cujos habitantes se negaram a sair de casa por medo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h05

    -0,60
    63.701,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host