UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 19h04

Obama diz que objetivos da guerra do Afeganistão são "modestos" e alcançáveis

Washington, 1 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que os objetivos fixados para mudar o rumo da guerra do Afeganistão são "modestos" e passíveis de serem alcançados, embora reconheça que a tarefa não será fácil.

Em uma entrevista à rede de TV "CBS", gravada na sexta-feira e exibida hoje, o líder reiterou que não está tentando implantar no Afeganistão um modelo de democracia perfeito.

"Ninguém pensa que o Afeganistão vá se transformar em um modelo de democracia jeffersoniana", assinalou, em referência ao terceiro presidente americano, Thomas Jefferson (1801-1809), que defendeu a democracia participativa, a separação de poderes e a separação Igreja-Estado, a liberdade do indivíduo e os direitos básicos, entre outros conceitos.

O objetivo é evitar que o Afeganistão volte a se transformar em um santuário terrorista.

"O que queremos fazer é difícil, muito difícil, mas é um objetivo bastante modesto; é impedir a ação dos terroristas que operam na região. Impedir que encontrem grandes acampamentos de treinamento e planejem ataques contra os EUA", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host