UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 06h07

Pesquisa reflete "queda dramática" de popularidade de liberais e Nick Clegg

Londres, 1 ago (EFE).- O apoio dos britânicos aos liberal-democratas caiu de forma "dramática" para 12%, a metade da percentagem de votos conseguido pelo partido de Nick Clegg, líder da legenda e vice-primeiro-ministro do Governo de coalizão, nas eleições do dia 6 de maio.

Segundo uma pesquisa elaborada pela empresa YouGov, publicada hoje por "The Sunday Times", a popularidade de Clegg sofreu ainda mais que a de seu partido.

Após o primeiro debate televisado entre os líderes das três maiores legendas do país - trabalhistas, conservadores e liberais-democratas -, Clegg se transformou na grande sensação da mídia deste país, e nas pesquisas chegou a ter 72 pontos em intenções de voto.

A reputação adquirida então pelo líder liberal foi comparada com a qual teve em seu dia o carismático ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill.

No entanto, a consulta de "The Sunday Times" mostra que o respaldo atual dos britânicos a Clegg é de apenas 8 pontos.

Segundo o periódico, nesta deterioração da imagem do partido influiu o papel desempenhado pelos liberal-democratas no Governo de coalizão com os conservadores, formado depois que o pleito britânico deixou um Parlamento sem maioria absoluta.

O jornal indica que Clegg sofreu uma mudança "dramática" na percepção que o cidadão tem agora dele sobre vários fatores, como honestidade, capacidade de decisão, liderança e habilidade para estar conectado com o povo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host