UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 08h28

Explosão de foguete na Jordânia deixa 1 morto e 4 feridos

(Atualiza com morte de um dos feridos e acrescenta detalhes).

Amã, 2 ago (EFE).- Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas hoje na explosão de um foguete na cidade jordaniana de Ácaba, próxima à fronteira com Israel, disseram fontes oficiais jordanianas.

O projétil, lançado de fora da Jordânia, caiu por volta das 7h45 local (1h45 de Brasília) sobre um veículo estacionado em frente a um hotel e provocou um incêndio, informou em comunicado o ministro da Informação, Ali Al Ayed.

Inicialmente haviam sido contabilizados quatro feridos, mas a imprensa local depois confirmou que, ao todo, foram cinco. Um deles, Youssef Alawneh, morreu enquanto era atendido no hospital, segundo fontes médicas.

As autoridades começaram uma investigação para saber de onde o foguete deve ter sido disparado, disseram à Agência Efe fontes dos serviços de segurança.

Confirmou-se que os foguetes eram do tipo Grad. Desenvolvidos há meio século pela indústria militar soviética, esses projéteis têm alcance de dezenas de quilômetros, dependendo do modelo, por isso não poderiam ter sido lançados da Faixa de Gaza.

Este fato lembra outro parecido que aconteceu no dia 22 de abril, quando um foguete Katyusha caiu em Ácaba e outro em águas do próximas do Mar Vermelho, sem causar vítimas.

Segundo informaram então as autoridades israelenses, os projéteis tinham sido lançados de algum ponto da Península do Sinai, em território egípcio, mas fontes oficiais egípcias negaram que essa tenha sido a origem do lançamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host