UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 11h13

Começa Cúpula do Mercosul, com presença de 6 líderes sul-americanos

San Juan (Argentina), 3 ago (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, abriu hoje a 39ª Cúpula do Mercosul na cidade argentina de San Juan, que conta com a presença de outros cinco líderes sul-americanos.

Nesta cúpula, a Argentina passará a Presidência temporária do Mercosul ao Brasil.

O Mercosul (bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai com a Venezuela em processo de adesão) alcançou no primeiro semestre do ano um "avanço substancial" ao aprovar pontos chaves do código alfandegário do bloco após seis anos de negociações, destacou o chanceler argentino, Héctor Timerman.

Ele destacou a assinatura de um acordo comercial com o Egito e o reatamento das negociações com a União Europeia (UE), entre outros resultados da gestão da Argentina na Presidência temporária do Mercosul.

Timerman citou ainda a aprovação de nove projetos de obras de infraestrutura e integração no valor de US$ 794 milhões que serão financiados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a cessão de benefícios comerciais ao Haiti.

À reunião de San Juan, a 1,2 mil quilômetros de Buenos Aires, assistem os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Paraguai, Fernando Lugo, Uruguai, José Mujica - os membros plenos do Mercosul -, além dos da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Sebastián Piñera, países associados ao bloco.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou sua viagem e está sendo representado pelo seu chanceler, Nicolás Maduro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    1,21
    5,388
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -1,33
    98.697,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host